domingo, 29 de abril de 2018

AS INFLUÊNCIAS CÓSMICAS NO CORPO ASTRAL,ETÉRICO E FÍSICO





Há alguns anos, tenho escrito aqui sobre as influências dos astros em nossas vidas. As influências dão-se nos corpos astral, etérico e físico já entender a sua mecânica...há necessidade da conexão com plano mental superior- ora  decifrar os seus simbolismos numa carta natal usa-se o corpo mental inferior. Parece que tudo isso é complexo demais, confuso,não é mesmo? Mas, não é...
O corpo mental do ser, se conecta com o plano Mental que é descrito como uma elevação do Universo, é o Devacam, “ morada dos deuses” ou Devasthan e Svarga pelos hindus; Sukhavati pelos budistas, e o Campos Elíseos pelos povos gregos, o Céu para os cristãos e adeptos do zoroastrismo. Não é por acaso que a astrologia estuda as influências cósmicas ( do céu) sobre os acontecimentos na vida terrestre, no plano físico.

O Plano Mental  segue uma ordem superior ao Astral, porém é absolutamente necessário que se compreenda a verdade de que; em nosso universo, há sete planos, mundos, níveis, esferas ou regiões, cada um com sua matéria peculiar de apropriado grau de densidade que interpenetra a matéria do plano contiguamente inferior.( a alma- é dotada de corpos, e são os corpos de energia espiritual que protegem o corpo físico- o denso, e não o contrário.

Hoje quero compartilhar sobre três corpos-planos de consciência relacionados as influências direta dos astros. O físico, etérico e o astral, e em futuras postagens  falarei sobre os demais corpos. A seguinte parte é uma resenha- fiz alguns complementos, de um capítulo do livro que cito abaixo. Um livro maravilhoso, que recomendo a sua leitura. Abre a nossa visão das coisas, do mundo, tira a gente da visão mecanicista do mundo.  Na minha opinião não há mais espaço para essa visão de mundo.  


Erra grandemente quem confunde o espírito ou a inteligência com a alma. Não menos erram aqueles que confundem a alma com o corpo. Da união do espírito com a alma nasce a razão; da união da alma com o corpo nasce a paixão. Desses três elementos, a Terra deu o copo, a Lua deu a alma, o Sol, deu o espírito, através dos quais o homem justo, consciente de todas as coisas, é, a um vez, durante sua vida física, um habitante da Terra, da Lua e do Sol.
                                                                                                                                    Plutarco


O ponto de vista antroposófico: o corpo físico, o corpo etérico ou vital, e o corpo astral.

No corpo físico do homem possui os elementos do reino mineral, e também atuam as leis próprias da matéria, as leis físicas e químicas. Após a morte deste corpo, o mesmo é decomposto novamente retorna ao estado mineral. Na interpretação das energias do mundo físico- homem tem cinco sentidos físicos: tato, paladar, visão, audição e o olfato.
O corpo vital, ou etérico, é o que os humanos possuem em comum com as formas mais puras e semelhante aos vegetais. Este corpo é alimentado pelas energia da terra, água, do calor e da luz. No homem o corpo etérico é responsável por sua vitalidade- está muito unido ao corpo físico. Vide imagem ao lado- Neste corpo há sete Chakras específicos que também se relacionam e trocam energia vital com glândulas endócrinas no corpo físico. Todos sabem que são  as glândulas que comandam todo funcionamento do corpo humano.

É no corpo astral, onde as forças zodiacais atuam, somam-se também a esta natureza as influências das entidades ou seres espirituais. (Seres do plano astral nos níveis inferior e superior). O corpo astral ou alma (lat. anima) é que o ser humano possui em comum com todo reino animal. Neste corpo operam consciências, transformações de padrão vibracional de energias responsáveis por sensações, movimentos, nascem alguns desejos e instintos. Sim, nossos pensamentos, que impulsionam desejos, também sofrem influência do plano astral. Não apenas do plano mental.

As forças zodiacais ( cósmicas, planetárias) atuam nos diversos corpos; nos seus Chakras- astrais, no corpo físico, agem na sua totalidade, dão-nos a forma humana e atuam da cabeça  (Áries) aos pés ( Peixes) e dão-nos também formas no corpo etérico, formam os órgãos dos sentidos, recebemos influências dos elementos terra, fogo, ar e água de acordo com os signos do zodíaco e na alma, no nível astral e nos Chakras, recebemos diversas características anímicas do signo solar, lunar, ascendente e demais  predominâncias.

O Texto original pode ser lido em :  As Forças Zodiacais- Sua Atuação Na Alma Humana- Gudrun Burkhard- Ed. Antroposófica.

Nenhum comentário: